Noticias

Primeiro caso de Febre do Nilo em Equídeo no Brasil

Primeiro caso de Febre do Nilo em Equídeo no Brasil

FEBRE DO NILO

Um animal do município de São Mateus/ES, foi diagnosticado como o primeiro caso de equídeo, no Brasil, com o vírus da Febre do Nilo Ocidental (FNO). Em dezembro de 2014 havia sido confirmado o primeiro caso positivo em humanos.

Popularmente conhecido como West Nile Virus (WNV), o caso foi restrito à essa localidade em apenas um indivíduo. A investigação foi iniciada no mês de abril em um animal com incoordenação motora e decúbito lateral. A doença também pode causar febre.

Após os primeiros testes diagnósticos, a suspeita inicial de raiva foi descartada, o que levou as autoridades a enviarem as amostras para o Instituto Evandro Chagas (IEC) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), referências no estudo e diagnóstico de arboviroses. Foram realizados testes por Biologia Molecular (PCR), com resultado Positivo para o agente da Febre.

Esse patógeno é um arbovírus, do gênero Flavivirus, semelhante ao vírus da Dengue e Febre Amarela. Ele só pode ser transmitido através de artrópodes, nesses casos, os mosquitos. O ciclo se completa com as aves (mosquito-ave-mosquito). Humanos e equídeos são hospedeiros acidentais e terminais, não transmitindo a doença.

Por se tratar de uma zoonose, o IDAF, Instituto de Defesa Agropecuária do Espírito Santo, e a SESA, Secretaria de Saúde do estado, trabalham em conjunto na investigação desse foco.

Havendo suspeita da doença, o Órgão de Defesa Animal deve ser imediatamente notificado.

Em breve publicaremos mais conteúdo sobre o assunto.

Referência e Imagem: site OIE.int, 19/06/2018